(Aula baseada no primeiro capítulo do livro "COMUNICAÇÃO - DO GRITO AO SATÉLITE" de Antonio Costella)
Segundo Costella, o jornal surgiu no início da vida social do homem. Lembrando aqui que jornal não abrange só o sistema de impressão. O primeiro passo para essa evolução foi a partir do momento em que os homens passaram a se comunicar através de gestos e gritos, passando mais tarde a usar a linguagem mais "compacta", com um vocabulário curto, que com o passar do tempo já foi sendo aprimorado e novos objetos e coisas foram ganhando nomes. Algum tempo mais tarde os homens passaram a desenhar nas paredes das cavernas, ainda não sabe-se a real intenção do feito, mas que é de grande importância. Logo, o homem gravou uma marca, que também hoje só existem suposições acerca deste fato, sem confirmação de como surgiu, o que mais tarde viria (e continua sendo) chamado de escrita. Porém, até chegar no que hoje é a escrita, ela foi passando por algumas mudanças até se tornar no que conhecemos. Sendo assim, as mudanças ocorridas são as seguintes: a escrita pictográfica, que é a primeira de que se tem conhecimento, na qual os homens usavam desenhos para representar coisas, animais e objetos, depois passaram a se tornar ideogramas e logo também acrescentaram sílabas, as quais logo formavam palavras e, assim surgiu a escrita. Com o grande avanço da escrita o homem evoluiu muito, agora ele poderia não só alcançar quem estava ao seu lado mas também quem estava um pouco mais longe, levando mensagens, notícias e informações a outras pessoas.
A palavra jornal significa toda e qualquer publicação dotada de atualidade, periodicidade e variedade de matéria, sem importar a forma como é passada para o público (conceito de grande importância, pois muitas vezes a palavra jornal é associada apenas ao modelo impresso, o que não é verídico), ou seja, temos o jornal impresso, o transmitido pela televisão, rádio, internet, etc. Ou seja, o jornal é um meio de comunicação que leva conhecimento e informações a todos que o desejam.
Bom, não sei se entendi bem o raciocínio da terceita pergunta, mas acredito que o "Jornal do Poste" ou o "Mural Romano" de hoje seriam um desses jornais mais "bem vistos", digamos assim, pela maior parte da população, desses jornais impressos mais conhecidos que temos hoje a nossa disposição.
1 comentários:
Mana, tenho aprendido bastante contigo através do blog.
Que bom, né?
Ainda mais porque a distância dificulta, às vezes, a comunicação. Então, acaba sendo bem legal acompanhar o teu aprendizado por aqui...
Tá indo bem, mana. Parabéns! :)
Postar um comentário